O QUE É ISSO?
São plantas que contém um ou mais genes oriundos de outro ser vivo, que pode ser uma planta, um animal ou até mesmo uma bactéria.
O que motiva a rejeição aos TRANSGÊNICOS ?
1- Substâncias benéficas, como a genistina e a daidzina que protegem mulheres contra o câncer de mama, diminuíram 12 a 14 % nas variedades de soja transgênicas resistente a herbicida.
2- Aumento das alergias alimentares, que pode ocorrer devido a ingestão de novas proteínas ou outros compostos que passam a integrar os alimentos geneticamente modificados. Um exemplo disso foi a soja que recebeu um gene da castanha-do-pará. Indivíduos alérgicos à castanha-do pará passaram a apresentar reação alérgica a essa variedade de soja transgênica.
3- Possibilidades de aumentar a resistência bacteriana a antibióticos, pois genes que conferem resistências a antibióticos são usados como marcadores selecionáveis no processo de obtenção da planta transgênica.
4- Aumento dos resíduos de agrotóxico nos alimentos e nas águas de abastecimento.
5- Perda genética, diminuindo a capacidade de adaptação futura das plantas cultivadas às variações climáticas e a adversidade do ecosistema.
6- Plantas geneticamente modificadas para conter um gene inseticida podem afetar também outros insetos não nocivos.
7- Pequenos agricultores, em geral com poucos recursos, seriam prejudicados, no caso da soja que possui o gene chamado terminator, que torna essa variedade da oleaginosa estéril. Nesse caso o agricultor não pode separar parte da colheita para usar como semente na nova safra, pois elas não se desenvolvem.
Mais é bom saber que:
Modificações genéticas de alimentos, ainda em estudo, representarão uma das ferramentas mais poderosas para solucionar problemas de desnutrição, a falta de vitaminas e minerais, e combater doenças infecciosas. Alguns exemplos:
1- Batatas com maior conteúdo de sólidos, que absorvem menos óleo quando fritas.
2- Batatas-vacinas, que evitam doenças como a hepatite B.
3- Banana geneticamente modificada que atua como vacina contra hepatite B.
4- Tomate que protege contra o Vírus Respiratório Sincicial, causador de enfermidade respiratória.
5- Frutas e vegetais fortalecidos com mais vitamina C.
6- Banana capaz de combater os agentes da diarréia infantil.
7- Arroz dourado, enrriquecido com betacaroteno para combater a cegueira noturna, ressecamento da córnea e complicações do sarampo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário