Estava dentro do mato a dias.... Ontem um papagaio falador apareceu por lá fugindo da vida agitada da cidade e me contou algumas coisas que precisei sair de lá para verificar.
É verdade? O caso absurdo da menina pernambucana de nove anos engravidada pelo padastro ?
A lei brasileira permite o aborto em casos de estupro e de ameaça a vida da mãe, mas Dom José Cardoso, arcebispo de Olinda e Recife excumungou a mãe e os médicos responsáveis pelo aborto de gêmeos numa menina, criança, abusada por quem deveria lhe proteger e que corria risco de morte.
É verdade? O que sugere o arcebispo que fosse feito? É verdade que um deputado paulista afirmou que se fosse bem acompanhada poderia ser feito um parto cezariana, o que salvaria a vida da mãe e das crianças ?
Isso é verdade ?
É por situações como esta que procuro não deixar a razão atrás da fé e vivo a percorrer os caminhos das religiões sem ser um curioso ateu, mas meio agnóstico.. Na percepção teológica certeza e incerteza são dois lados da mesma moeda do poder da fé e o extremismo religiooso não cabe na cabeça de quem raciocina, logo a fé não pode dispensar a dúvida.
A fé mais nobre é também a mais inocente. São pessoas humildes do interior, muitos incravados no mato, analfabetos que vivem se comportando como aprendeu com seus pais e a comunidade, e assim, “Ala Progressista” “Teologia da Libertação” “Tendencias socialistas” não entram de jeito nenhum na cabeça da fé cega, o que conta é Deus, Jesus e os Santos.
Dom José é uma pessoa sem capacidade de dialogar? Isso é verdade? É autoritário, rancoroso e vingativo? . Asiim o define um acessor seu, mas uma pessoa com essse perfil pode ser um arcebispo?
A divisão dentro de uma religião é simplesmente absurda quando dividida em “alas”. Não sou simpatizante de movimentos pela reforma agrária, mas da forma como aconteceu a extinsão da Comissão Pastoral da Terra fundada por Dom Helder Câmara fortalece a minha posição de ver com certa reserva as atitudes da igreja. Para justificar a sua coleção de polemicas o arcebispo disse porque fechou o Instituto Teológico do Recife:
“Havia mulheres negras, negros, inclusive não católicos. Havia mais ou menos 50 homoxesuais declarados.”
Isso é verdae?
Sobre a homosexualidade é discutível a sua inclusão numa religião, não por preconceito, mas por não ter conseguido chegar a uma conclusão sobre a causa dos desvios das relações sexuais entre as pessoas, que pelo formato biológico e até anatômico se divide entre homens e mulheres, mas a citação de “ mulheres negras”
É grave.
Isso tudo é verdade ? vou voltar pra dentro do mato!
Salvador 22 de narço 2009.
João Almeida Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário