DOIS BRASIS
SETIMA PARTE
Por que tantos se submetem à estas práticas religiosas e não acordam da hipnose ? Só resta, ligar tudo isso ao efeito PLACEBO.
O efeito placebo explica como o religioso pode realmente obter milagre. É claro que se ouvem muitos relatos de fatos miraculosos que são inventados para iludir o povo; mas alguns milagres acontecem, independentemente do objeto da fé, dependendo apenas da intensidade dela. Pode-se crer que algumas pessoas tenha mesmo obtido cura pelo contato com um charlatão que se aproveite da fé do povo. A cura pela fé é efeito placebo e não é milagre: significa que a mente influencia o corpo.
Na contramão dos televangelistas encontrei na internet um pastor do nordeste desafiando-os:
"Um pastor do sertão cearense fez um apelo aos televangelistas para pregarem o evangelho da prosperidade no sertão nordestino, para ver se essa filosofia realmente funciona. Ele cita a pobreza extrema da região e pede para esses pastores tentarem ter uma vida luxuosa em cidades como as do sertão .
O missionário que não teve o nome anunciado desafia os pastores que tudo que “tocam viram ouro” para irem até a região menos evangelizada do Brasil, tentar mudar o quadro de miséria e tentar aumentar o índice de desenvolvimento humano que é um dos menores.
“Eu faço um apelo a vocês, se vocês quiserem conhecer uma das localidades menos evangelizadas do Brasil, e tudo que vocês tocam viram ouro, pode vir aqui transformar a vida desse povo. Ai sim nós iremos dar credibilidade ao falso evangelho da falsa prosperidade”, diz ele.
O pastor diz também que as dificuldades financeiras da região são tão extremas que “até urubu morre de fome”. Em seu discurso ele desafia esses pastores a deixarem suas riquezas para cumprirem o chamado no Nordeste.
“Quero ver vocês construírem suas catedrais, comprarem aviões, viverem luxuosamente através de um local como este. Fica aqui o meu apelo, use o dinheiro que vocês estão gastando na compra de jatinhos, na compra de mansões, na compra de ternos de R$15 mil, R$20 mil reais, relógios caros para pregar o evangelho”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário