sábado, 23 de julho de 2011

O crack e a classe média

Alex Ferraz
Em Tempo
Publicada: 23/07/2011 | Atualizada: 23/07/2011

Como era de esperar, o crack invade a classe média. De droga consumida em guetos miseráveis, passa agora aos salões e baladas, levando no seu caminho a saúde mental e física de milhares de jovens (e de muitos adultos já de meia idade), dizimando vidas em curtíssimo espaço de tempo.
Como é de esperar, certamente as autoridades de saúde pública do país permanecerão mudas, como fazem diante da cocaína. O curioso é que essas mesmas autoridades dedicam-se com sistemática insistência ao combate ao incentivo de drogas legais, como o álcool e o cigarro (no que devem ser aplaudidas), mas fecham os olhos para a avalanche de drogas ilícitas letais, como crack e, agora, o ainda mais devastador óxi.
Ora, senhores, quem conhece o mecanismo mental do ser humano sabe que campanhas sazonais - como aquelas de cuidado com o trânsito veiculadas somente na Semana do Trânsito ou de prevenção à Aids apenas no Dia Internacional da Luta Contra Aids - de nada adiantam. Já disse aqui e repito: se realmente se deseja reduzir o consumo de drogas letais e tratar os doentes que delas dependem, só há uma saída (além, claro, do combate ao tráfico), qual seja uma campanha permanente, de choque, abrangendo todo o território nacional (pois a droga já quebrou todas as fronteiras) e, ao lado disso, extensa, competente e funcional rede de acolhimento para dependentes. O resto é pura demagogia.

Motoqueiros e
mortoqueiros (I)
Aumenta a olhos vistos, a cada dia, o caos no trânsito das grandes cidades brasileiras devido ao número excessivo de motos, pilotadas quase sempre por indivíduos irresponsáveis, que não respeitam sinal fechado, fazem outras misérias mil nas ruas e ainda agridem motoristas quando sofrem um acidente provocado por eles mesmos.

Motoqueiros e
mortoqueiros (II)
Com isso, é claro, aumenta assustadoramente o número de mortes de pilotos de motos.
Em São Paulo, segundo dados do próprio sindicato dos motoboys, ocorrem, no mínimo, duas mortes por dia.
Gente, metam na cabeça que moto de baixa cilindrada em excesso, usada para trabalho, é coisa de país miserável. Não é motivo para orgulho.

Jurisprudência
perfeita (I)
A juíza Sônia Maria Mazzetto Moroso, titular da 1ª Vara Criminal de Itajaí (SC), assinou no sábado passado (17) o documento que a torna casada com a servidora pública municipal Lilian Regina Terres. Trata-se da primeira união civil homoafetiva registrada em Santa Catarina, após a decisão do Supremo Tribunal Federal, segundo noticiado pelo site Espaço Vital.

Jurisprudência
perfeita (II)
“É a primeira pelo menos no estado de Santa Catarina e eu sou a primeira juíza brasileira a assumir”, comemorou Sônia. Ela e Lilian já tinham um relacionamento estável antes da união oficial. O casal se uniu no dia 29 de maio do ano passado, numa cerimônia abençoada pela religião umbandista.
O juiz Roberto Ramos Alvim, da Vara de Família da comarca, autorizou o casamento civil das duas mulheres. O ato foi, então, celebrado no Cartório Heusi.

Jurisprudência
perfeita (III)
Bem, se dúvidas ainda havia na cabeça de alguns magistrados que se recusam a acompanhar os novos tempos, creio que este casamento criou a jurisprudência perfeita, por assim dizer.
Enquanto isso, se preparem, muitos grupelhos medievais continuarão se debatendo na lama do preconceito e até fazendo atentados.
Mas a civilidade vencerá. Afinal, houve tempo em que negros eram escravizados e espancados e até pouco tempo atrás (historicamente falando) sequer votavam, nos EUA, país mais poderoso do mundo que hoje tem um presidente negro.

1 NORTE - Acaba neste domingo, 24, a Liquida Norte, primeira grande liquidação do Salvador Norte Shopping, que reúne mais de 180 lojas de eletroeletrônicos, moda, calçados, acessórios e artigos para o lar com descontos de até 70%.

2 CINEMA - Vai começar o VII Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual – CineFuturo. O evento, um dos mais movimentados do calendário cultural de Salvador, acontece de 25 a 30 deste mês, no Teatro Castro Alves (Campo Grande) Goethe Institut/ICBA (Vitória) Sala Walter da Silveira e Sala Alexandre Robatto (Biblioteca Pública dos Barris) e Hotel Sol Victória Marina (Vitória).

3 LETRAS - Com o tema “Vampiros na Literatura”, o Seminário Novas Letras promove no próximo dia 29, às 14h, na Escola Manuel Cruz, em Cajazeiras 11, uma programação voltada para o público jovem.

Publicada: 23/07/2011 Atualizada: 23/07/2011

Nenhum comentário: