quarta-feira, 14 de maio de 2014


Com namorada brava não se discute. Mulher contrariada é tão letal quanto pres
as de mamute. Subjugar a amada é mais ultrapassado que perfil no orkut. Ela triste é o maior dos meus horrores. Pior que meu Corinthians eliminado na libertadores. E o sorriso dela, tem coisa melhor? Dá mais calor que o Sol de Maceió. Mais gostoso que dançar forró. Melhor que brigadeiro caseiro, com muito leite moça e um bom chocolate em pó. Minha bela, às vezes fera, hoje, completa mais uma primavera. O desejo do estagiário ser efetivado, do peixe beta sair do aquário, do assalariado virar bilionário, nada disso é comparado ao intuito desse meu poema improvisado: Feliz Aniversário!!!
Postado há 15th June 2012 por Ivan Monma


Nem todo desejo é um direito. Liberdade também é ter respeito. O mais prático nem sempre é o certo. Ir pelo caminho mais rápido na maioria das vezes não é o ato mais esperto. Milhares de automóveis indo para o mesmo local com muitas poltronas vagas. Todas as televisões ligadas no mesmo canal, cada uma num cômodo diferente da mesma casa. Uma balada, algumas bebidas, pessoas sem alegrias forçam sorrisos falsos. Não quero só álcool, eu busco algo. Quando você mira alto, mesmo errando o alvo, você ainda acerta alto. A intenção é pura, a auto-ajuda é uma fonte que não responde mais às nossas perguntas. Mesmo que meu modo de pensar seja rústico. Vivo cada dia como se fosse o antepenúltimo. Se fosse o último, seria muito triste, a minha esperança ainda resiste.
Postado há 29th September 2011 por Ivan Monma
  
Conheço o meu valor, só que as vezes esqueço. Como você não me lembrou, tive que lembrar sozinho mesmo. Não venha me falar que eu não sei o quanto é difícil, isso já sei de cor. Se for pra ajudar, em vez de lamentar, tente alguma coisa melhor. Dizer o que eu já sei é muito pouco, quero ver quem vai ajudar a carregar tijolo. Enquanto pessoas julgam o inimigo, eu projeto meu futuro. Antes só corria atrás do prejuízo, agora ocupo o tempo com meu lucro. Sinto falta da infância e suas regalias. Mas escolher o próprio caminho, com a sabedoria adquirida da vida, me deixa cheio de alegria. Não sou vidente, o amanhã não é evidente, o que me deixa mais contente: está nas minhas mãos o presente. E vou moldá-lo, com muito afinco, igual um vaso de barro, vou deixá-lo lindo. Não tenho todos os talentos que admiro, porém os que possuo me mantêm vivo. Vivo e evoluindo, cada dia mais um pouco, um escultor cada obra mais habilidoso.
Postado há 13th September 2011 por Ivan Monma
9

É esse o meu jeito, meu mínimo e meu máximo, tudo ao mesmo tempo. Meu horóscopo não detalha todos os meus tópicos, ser utópico e lógico faz parte do meu histórico. Meus dons não me levaram para o pódio de uma olimpíada, não me deixaram milionário nem consagrado em alguma academia. Não sou autodidata, aprendi muita coisa só depois de levar muita porrada. O que eu sei fazer é simples, subo em cima dos ringues, enfrento qualquer adversário, não que eu não tenha medo ou nenhum ponto fraco, mas não sei fazer o contrário disso, nem sempre ganho, mas quanto mais eu apanho, mais eu revido. A derrota me deixa ligado, a vitória satisfaz o meu ego, independente do resultado, ser feliz é o que eu quero. Nem sempre podemos nos culpar quando há desentendimento, eu estou sendo eu mesmo, você está sendo você, é só isso e tudo isso que podemos fazer, é o pior e o melhor que podemos ser, agora eu consigo entender. Segure bem firme a minha mão, vou segurar bem forte a sua. Tomo cuidado quando é curva. Ultrapasso a velocidade da luz nas retas. Chegamos bem mais longe com as nossas próprias pernas.
Postado há 9th July 2011 por Ivan Monma

Não quero lugares finos nem nada muito sofisticado. Quero minha família reunida no quintal fazendo churrasco. Com cerveja gelada, suco natural e refrigerante barato. A simpatia do meu irmão me faz falta. A ausência da minha mãe me mata. A minha namorada... ah, a minha namorada... Saudade do seu beijo, seu cheiro, sua boca, sua coxa, sua barriga, sua virilha, seu pescoço... saudade de cada centímetro do seu corpo! Quero assistir jogos do meu time de coração, junto com meu irmão, que, acredite ou não, entende de futebol tanto quanto o Felipão. Não quero festa com caviar nem champanhe, quero a comida da minha mãe, naquele almoço de domingo, manja? Arroz, suco de laranja, salada de alface e tomate temperada com sal e vinagre, molho de pimenta caseiro, feijão com bacon, carne moída com batata... Ah, como eu quero logo voltar pra casa!

A cada dia a mais no calendário é um dia a menos sem vocês do meu lado.
Postado há 26th June 2011 por Ivan Monma

Pense no que te proponho
Colocar um "s"
Na frente do seu "sonho"


Eu já achei que um poema poderia salvar o mundo, mas depois de tantos poetas magistrais, o que os novos terão a mais? Todos conhecemos o mundo e suas mazelas. Cada um sabe onde o seu calo aperta. E mesmo assim a Terra continua girando sem a menor pressa de concluir a sua meta. As fábulas nos ensinam que a inteligência supera a força bruta e, no final de toda luta, o bem vencerá o mal. Contam às crianças as mais belas histórias e as mais inofencivas mentiras... tem alguma coisa errada nessa pedagogia, precisamos reformular nossas cartilhas. Todos nós sabemos que existe prostituição infantil, inclusive no Brasil, mas quem mexe uma palha para reparar essa falha? Condenamos de forma veemente a escravidão e, ironicamente, permitimos que crianças morram de inanição. Alguém que já foi criança tem a obrigação de garantir às novas gerações uma boa infância! Mandamos robôs para Marte, construimos usinas nucleares, lotamos os cemitérios e compramos remédios para dores musculares. Não nasci em berço de ouro, trabalho muito para ganhar muito pouco. No meu serviço deixo um pouco da minha saúde e muito do meu suor, não preciso ser rico, só quero uma vida melhor. Quero casar e ter um menino e uma menina, fazer compras e rimas, ter uma casa com piscina, um carro que caiba toda minha família... mas estamos acabando com a Terra, o uso da gasolina libera muito carbono na atmosfera, não existe espaço suficiente para cada ser humano ter um possante, os lugares e as felicidades estão muito distantes, como andar só de bicicleta? Enquanto escrevo esse post no blog alguém está morrendo de fome ou levando tiro em alguma guerra. Apontar um problema não me isenta de culpa nem me garante o perdão, criticar é infinitamente mais fácil do que apresentar uma solução. Desculpe ser prolixo, eu queria chegar em algum lugar nesse texto mas acho que me perdi no meio do caminho... Você sabe como é né? Errar é razoável para aqueles que lutam de pé
Postado há 28th May 2011 por Ivan Monma

a estrada é difícil. e cheia de perigo. não estou perdido. sei o meu destino. nunca mais sozinho. confiei no cupido. eu estou com você e você está comigo. nosso futuro está se abrindo. estamos construindo. deixe o pessimismo. esqueça o mau dito. se estiver cansada eu sou teu abrigo. durma o teu sono pois ele é merecido. despeje tuas lágrimas pois o percurso é assim sofrido. também quero chorar pois nosso tempo é dolorido. mas temos um artifício. meu instinto. somado ao teu juízo. quando estivermos distraídos. o acaso é nosso amigo. não se renda ao inimigo. o fundamento é lícito. já não importam os caminhos. beberemos vinho tinto. no nosso próprio recinto. onde alegria é requisito. depois de tanto sacrifício. e seremos ricos. sem termos ouro escondido. o paraíso não é restrito. tem uma placa de bem vindo. tudo que avisto. juntos eu conquisto. sem você seria um quinto. e da tristeza restou resquício. a dor é só detrito. espalhado pelo sítio. para nos lembrar do acontecido. ao entrar no labirinto. o início é esquisito. aquele sonho tão querido. meu ideal antigo. não é mais o que eu sinto. o mundo é um penico. sou um clandestino. agora é outro vínculo. que me deixa bem mais vivo. conhecendo o desconhecido. seu poder se torna mítico. encontrei o meu ofício. distribuo o infinito. para cada indivíduo. enfrentando tudo isso. estou conseguindo. beirando o precipício. glamour é fictício. me tornei bem mais digno. mesmo que mau visto. cuspindo e corrigindo. e assim sigo. e fico. e sigo. e fico e sigo. seus olhos assim luzindo. me sinto então muito bonito. e o nosso amor é tão mais lindo. nada é mais divertido. tudo vale a pena quando vejo o teu sorriso. e enfim me findo
Postado há 5th November 2010 por Ivan Monma





Nenhum comentário: