sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Copa 2014 – Essa copa o Brasil já perdeu

Copa 2014 – Essa copa o Brasil já perdeu

vergonha_copa
Eles gastarão bilhões tentando agradar à um.

­

“A copa do mundo é nossa… Com brasileiro não há quem possa…”

favela_copa
Quando que com muito menos poderiam ajudar muito mais.

O futebol claramente cega a maioria da população brasileira. Se o dinheiro usado na Copa fosse parar nas Ilhas Caymann, metade da população se revoltaria, falaria que só tem ladrão no país, no entanto, os bilhões vão construir campos, hotéis, melhorar a infra estrutura de ALGUNS lugares, e depois?

Os bilhões que serão gastos ficarão esquecidos. O que poderia ter sido gasto comprando aparelhos pra hospitais, ajudando instituições, melhorando a infra estrutura das cidades e municípios mais carentes do Brasil, serão colocados literalmente em jogo.

Vamos chamar a vizinhança para jantar, varreremos a sujeira pra debaixo do tapete e no final ainda ficará a louça suja. Quem vai lavar?

O futebol deixa boa parte dos brasileiros alienados, é um dos poucos únicos motivos que faz o brasileiros se unirem em pró do mesmo objetivo: a vitória.

O futebol faz as pessoas ficarem indiferentes uma com as outras, independente de cor, credo ou classe social… Como diz a música dos Titãs. Já vi muito pai de família rica abraçar mendigo na rua quando comemorava um gol da seleção.

Toda população brasileira se une pela paixão ao futebol, mesmo pessoas que são adversárias em outras ocasiões, e torcem por times diferentes, todos esquecem o Fla x Flu ou Palmeiras x São Paulo, e só pensam que o que tem é Brasil x Alguém.

hospital_copa Mas infelizmente, o que acontece de pior nessa época é que a copa faz as pessoas esquecerem que milhões de outras pessoas, que gostam de futebol assim como elas, estão esperando em hospitais públicos o atendimento por horas, e quando são atendidas, não conseguem tratamento pela falta de aparelhos, ou pela infra estrutura muito pobre.

Um clássico exemplo foi o Pan Americano. Eu moro no Rio de Janeiro, e sei ( o Anderssauro também, porque ele estava aqui) muito bem no caos que o Rio se transformou durante a época do Pan. Milhões foram gastos pra deixar o Rio de Janeiro melhor pro Pan e pros atletas, milhões que poderiam ser gastos em coisas que durariam mais, que trariam um bem maior à toda sociedade.

No entanto, a fila de espera em Hospitais continua, e os ginásios construídos para o Pan estão sem realizar nada. Vez ou outra fazem alguma coisa no Maria Lenk, mas é muito raro.

Certa vez eu falei a mesma coisa que escrevo aqui para o meu professor de química, e ele me deu um baita de um sermão, dizendo que era ignorância minha, que o esporte une os brasileiros e etc…

É verdade, une mesmo.

Mas enquanto ele tiver dinheiro pra pagar um plano de saúde pra família dele, a ignorância vai ser minha.

Eu tenho plano de saúde, nunca precisei enfrentar uma fila de hospital público, mas eu não sou cega, muito menos burra, eu sei o que se passa aqui no Rio e em vários outros estados. E o problema não é só em hospitais. Várias cidades não possuem nem asfalto, milhares de pessoas não tem o que comer, não tem emprego, moram em casas de papelão.

Minha mãe é professora de uma escola municipal, eu “conheço” a pobreza, apesar de nunca ter sido pobre. Desde pequena minha mãe levava meus brinquedos, roupas e sapatos pra escola, tinha criança que havia perdido tudo em enchentes, porque a rua estava com os bueiros entupidos e já como eles moravam em casas de papelão e madeira, perdiam tudo.

A Copa sairá muito mais caro que o Pan e imagino o que daria pra melhorar com todo esse dinheiro. Não seria pouca coisa.

Sempre odiei futebol, mas isso não é minha desculpa pra não querer a copa aqui. Não adianta fazer ginásios, melhorar as principais ruas da cidade, botar uma máscara no Brasil pra quando os gringos chegarem verem uma falsa realidade, embora eu não saiba se mascarar o Brasil seja algo assim tão falso.

Acreditem, quando eles forem embora, o Brasil vai continuar na mesma. Crianças e adultos morrendo de fome, ou na fila de hospitais, pessoas perdendo o pouco que tem com enchentes, fora a violência, mas isso é assunto para outro post.

Antes de falarem que eu sou um pessimista, desacreditado, ou algo do genêro, digo a vocês que escrevi esse post com base na realidade atual. Quero muito que isso mude. Porque já que o patriotismo que temos durante a copa chegou antes, quero, e muito, que ele fique com a gente pelo resto dos anos.

Caso contrário espero que em 2014 eu esteja muito longe daqui, junto com o senhora Anassauro, enquando o caos estiver rolando solto no país.

Texto escrito pela Anassauro e adaptado por mim.

Nenhum comentário: