terça-feira, 11 de dezembro de 2012


Antigamente, achava que os idosos não choravam.
Pensava que o choro seguia uma progressão diminutiva com o passar dos anos. Os bebês choram por tudo, esta é a única ferramenta que têm. Quando meninos, choramos ao ralar o joelho. E na juventude mais madura, choramos pelas emoções com as quais não sabemos lidar.
Eu observava minha avó, nunca chorava, era sempre rezando ou sorrindo, ou séria, com o olhar fixo num ponto. Eu acreditava que minha avó estava a olhar algo que ninguém mais enxergava. Eu ficava hipnotizada observando-a, imaginando quando aquilo se mostraria visível também para mim.
Minha avó era muito quieta, e quando falava, eram coisas sábias, e de uma forma tão simples que doía na erudição exacerbada de qualquer um. Seu rosto sempre carregou um semblante de leveza e amigável. Nunca levantou a voz para ninguém. Qualquer pessoa que passasse por ela precisando de ajuda, minha avó estendia a mão. Não diferenciava cor, posição social, nada... A bondade dela merecia estudo, se não fosse algo tão desapegado da vida. Não houve um ser no universo que a tenha conhecido sem amá-la. Eu, que não acreditava em nada, pensava que se existia anjo, estava lá, personificado na figura da minha avó.
Ela ensinava a sua paciência e serenidade em gestos que transcendiam qualquer palavra. Das dezenas de histórias que minha mãe conta da minha avó, uma me marcou muito. Meus avós passaram quase toda a vida numa fazenda. Eram recém-casados, quando meu avô, bravo com um cavalo empacado, pegou a arma dele, decidido a matá-lo. Minha avó, que nunca brigava por nada, só rezou à Nossa Senhora e pediu que a arma falhasse. E assim aconteceu. Meu avô voltou para a casa e quebrou a arma inteira com um machado, já triste e arrependido do que ia fazer. Minha avó só olhou para ele e entregou-lhe um terço, o qual meu avô carregou no bolso até o fim de sua vida.
E eu, matutando sobre a idade avançada, pensava: "mas também, chorar como?", . Até que descobri – num dia em que minha avó me aparava a tristeza – que o choro dela era por dentro. O passar dos anos fez mais do que acostumá-la ao calejar da vida, fez sua tristeza ser intrínseca, colada ao corpo, ao ponto de ninguém enxergá-la. Eu lá, achando que carregava toda a tristeza do universo – olhei fundo nos olhos dela e vi um mundo desabado e ainda persistente em sua fé.
A cada dia de pranto, ainda sinto as mãos de minha avó trabalhadas em ruínas a pesar em minhas costas, aliviando um fardo. Mas ainda tendo a certeza de que as lágrimas me serão ácidas por séculos. A sabedoria de silêncio da minha avó me é quase inatingível. Minha tristeza já tem um corpo, como a dela, mas fora de mim, a assombrar.


(Lara Amaral – 30/08/2012)


Adoro ouvir musica, não tenho preconceitos com gêneros musicais, mas me reservo o direito de escutar apenas aquilo que faça bem aos meus ouvidos.




O MUNDO PRECISA DE LOUCOS
Loucos poliglotas que não falem inglês, espanhol, francês ou italiano, mas que falem a língua universal do amor, do amor que transforma, modifica e melhora.
O mundo precisa de loucos, de loucos uns pelos outros! Que em seus surtos de loucura tenham habilidades suficientes para agir como treinadores de um mundo melhor.

 Há quem diga que são tretas...
Quando a alma está feliz a prosperidade cresce, a saude melhora, as amizades aumentam, enfim, o mundo fica de bem com você, o mundo exterior reflete o universo interior





Não precisa se dispor a me ouvir,
não se sinta na obrigação de me dar conselhos,
não fique constrangido com o meu silêncio,
só preciso do teu ombro para me encostar
por algum tempo.

As palavras...
Elas virão no momento certo.
Obrigada por simplesmente estar aqui.
Sandra Ribeiro


Diz a lenda que quando o ultimo girassol sumir
o sol se apagará
de tristeza
pois não era a planta que girava para ele
ela apenas dançava
e ele admirado a seguia

Joakim Antonius









Viver tambem é borrar a maquiagem
engolir seco e costurar o coração
ita portugal

é possivel acariciar as pessoas com palavras
francisco scott




As palavras nasceram para iluminar.
Mas que pesar
Quando algumas são usadas
Fora de lugar!

pedro antônio de oliveira

Só pra viver em paz

Olha lá, quem vem do lado oposto
Vem sem gosto
De viver
Olha lá, que os bravos são
escravos sãos
e salvos de sofrer
Olha lá, quem acha que perder
É ser menor na vida
Olha lá, quem sempre quer vitória
E perde a glória
De chorar.

Eu que já não quero mais ser um vencedor
Levo a vida devagar
Pra não faltar amor.

"O vencedor" los hermanos



Me leve para dançar!
Eu sou leve....
tão leve...nem me importo de errar.
Quando tropeço
É quando mais aprendo....


E me rendo
Ao seu olhar.

pedro antônio de oliveira

3183
00009242-4
conta vanessa guimarães caixa



Quem criou as malas? A saudade, óbvio!



Faz tempo que, para pensar sobre Deus,
eu não leio teólogos,
leio os poetas...

(Rubem Alves)

Quero te dar chuva de flores pela manhã.
E quando quiseres podes vir colher sorrisos direto do quintal da minha alma.
(Caio Fernando Abreu)

Minhas alegrias nascem como as flores em pequenos galhos.
Quando começa a brotar vira primavera e me enche de ternura...
(Denise Portes)





DESCANSO É ISSO!!
 "O descanso não é ócio. Por isso, às vezes deitar na relva num dia de verão, ouvindo o murmúrio das águas ou vendo as nuvens flutuar no céu, não é uma perda de tempo."
Sir John Lubbock





Confira algumas dicas para diminuir o consumo de sal em sua dieta e prevenir-se da hipertensão:

    Não acrescente mais sal aos pratos que já estão prontos. Não deixe à vista o saleiro enquanto está se alimentando.
    Observe os rótulos de tudo o que consome. Evite alimentos que contenham glutamato monossódico, eles normalmente aparecem em sopas de pacote e condimentos. Prefira os produtos que contenham pouco sódio.
    Determinados produtos contém muito sal. Evite alimentos como paio, linguiça, salsicha, mortadela, presunto, salame, carne-seca, charque, bacalhau, conservas, enlatados, maionese pronta.
    Sabe-se que não existe um substituto para o sal, então procure utilizá-lo o mínimo possível. Uma boa dica é temperar com produtos de sabor acentuado como a salsinha, cebola, orégano, limão, alho, manjericão, coentro, cominho.




 De onde eu venho
As flores nascem no meio da rua
De onde eu venho
Os pássaros dançam e amam
De onde eu venho
A ponte é paisagem de rua
A espera é rosa
E o ontem não existe
De onde eu venho?

By Lu C.

Nenhum comentário: