quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

vitamina b 12


Apesar de viver num lugar maravilhoso e feliz, não foi suficiente para esbanjar saúde e escapar de doenças, isso porque fatores genéticos nos predispõem  a  certas situações.  Acho que já falei  do meu hipotiroidismo, que chegou de repente sem avisar. Num belo dia senti alguns desconfortos , visita ao médico , realizações de exames e a constatação do TSH alto e  a entrada  na  rotina de tomar  hormônios. Quem conhece  as complicações do hipotiroidismo sabe que nosso corpo passa por transtornos sérios.
Passado algum tempo de tratamento comecei  a emagrecer  rápido quando deveria está  engordando já que é isso que acontece na hipo ,passei  a sentir dores nas articulações, boca dolorida, gastrite , sonolência  e fraqueza. De volta a Endocrinologista não fiquei satisfeito com a conversa de que meu peso ainda estava  dentro do IMC e que precisava melhorar minha alimentação. Em casa, a mesma coisa, tudo era porque eu não me alimentava direito  e eu vivendo um drama....  o que mais estava acontecendo comigo? Vivi uma espécie de solidão, não porque minha família não me amasse,  mas por uma avaliação errada.
Comecei a sentir  dormência nos pés e nas pontas dos dedos das mãos, de volta a Endocrinologista fiz esta queixa, e ela então  me mandou  procurar um Neuro.  Fiz isso rapidamente, estava sofrendo muito, já não tinha vontade de ficar no sitio, não fazia atividade nenhuma, nem regar as  plantas eu podia, então chorei muito desanimado.Mas a minha ida ao Neuro foi uma benção!   Saí de lá com 15 requisições de exames,  a maioria extranhos para mim, fiz até  o exame CEA. Com os resultados na mão voltei ao médico que abriu um sorriso e me disse:
João, seu problema está resolvido,  você está com uma deficiência séria de VITAMINA B 12.
Fui encaminhado a um Hematologista que pediu mas exames e receitou a reposição de B12, me dizendo que talvez eu tenha que fazer reposição o resto da vida.Já na primeira semana a dormência das mãos desapareceram ,  mas adiante minha boca ficou normal, a gastrite desapareceu, as dores sumiram e engordei  6 kg, minha Auto-estima voltou e as forças também, já pego na enxada, facão e foice , já labuto no sitio como antes e dia 13 estarei embarcando para Sampa já com a programação para  Holambra definida, vou  curtir São Paulo,um lugar que gosto muito de visitar. Obrigado pela lembrança amiga NEUSA, fiz este depoimento com a intenção de colaborar pois  dizem  que o diagnóstico de deficiência de vitamina B 12 é ainda pequeno, médicos desatualizados fazem ou encaminham pacientes  para  opções erradas.


DEFICIENCIA DE VITAMINA B12 Dizem  que o diagnóstico de deficiência de vitamina B 12 é ainda pequeno, médicos desatualizados fazem ou encaminham pacientes  para  opções erradas.
IMPORTANTE LER.

Dizem  que o diagnóstico de deficiência de vitamina B 12 é ainda pequeno, médicos desatualizados fazem ou encaminham pacientes  para  opções erradas.  Uma paciente disse na “Comunidade Vitamina B12”: “fui diagnosticada diversas vezes de forma errada, ate doença de Crohn falaram que eu tinha e tomei mta medicação!!!”
Enfim, nao é facil descobrir q a pessoa tem deficiencia de B12...nao tenho o fator intrinseco, por consequencia, tenho anemia perniciosa ou megaloblastica (é a mesma coisa). O meu sintoma na epoca era mta diarreia...entao, fiz varias colonoscopias e ninguem nunca me pedia uma endoscopia, tinha mal-estar, fraqueza, perda de peso, de apetite, sempre anemica....e tomava mto corticoide, melhorava e piorava, foram 2.5 anos da minha vida assim!!! Descobri em um hospital publico aqui de Brasilia (HUB) que nao tinha Crhon e q poderia ser outra coisa!!!!

Por isso, to aqui, pra dizer pras pessoas que nao desanimem....hj em dia a medicina ta mto complicada, varios medicos, varias opinioes e vc acaba ficando perdido!!! Se tivesse acreditado q tinha Crohn, como os medicos da rede particular me disseram, estaria tomando remedios ate hj, qdo a gte tem uma doenca mto rara, nao fique apenas como uma opiniao, corra atras!!!!

Hj reponho a B12 todo mes, ja repus de 15 em 15 dias pra formar uma reserva.....to super bem....tomava Citoneurim.
Minha B12 chegou a 98...mto baixa, sentia uma dor nas pernas insuportavel, que nao passava com nada....era o que mais me incomodava.....mas hj to super bem....e pra gte que tem def de B12 por problemas gastricos...nossa b12 nunca deve estar menor que 400!!!! ok???


Nenhum comentário: