terça-feira, 11 de dezembro de 2012

deselegancia travestida de médica


DESELEGANCIA TRAVESTIDA DE MÉDICA.
É consenço geral que a demora de consultas médica e de entrega de resultados de exames  acarretam prejuizos  à saúde de pacientes.
Em se tratando de saúde adiamento de diagnóstico  é prejuizo irreparável. Infelizmente, mais particularmente na saúde  pública esses contratempos acontecem, hora mais, hora menos.
Dentro da minha familia experimentamos dessa situação quando uma avaliiação tanto laboratorial quanto da pessoa de um médico adiou por quatro meses o diagnóstico certo de um cancer de mama. O que aconteceu com o nódulo nestes quatro meses ? graciosamente ficou estangnado até o segundo diagnóstico ? claro que não.  Recebemos uma ligação do meu filho em desespero depois do diagnóstico certo no  Hospital Pérola, sem familiares por perto, pois  somos todos de Salvador, e com três crianças menores em casa, vinhemos imediatamente para São Paulo. Eu para acompanhar minha nora nas idas as consultas e exames e minha esposa cuidar da casa e das crianças, uma tarefa que ninguem em São Paulo   poderia fazer, mas que tambem é uma tarefa árdua para dois idosos com limitações. Pois bem, fomos à médica oncologista que nos pareceu muito simpática além até mesmo do teatro que os oncologistas fazem quando recebem pacientes, dado a dimensão do diagnóstico. Feitos todos o exames começaram as seções de quimioterapia. Conheço casos dentro da minha própria familia  de cancer de mama simplesmente, mas no caso da minha nora mais um agravante: lesões na coluna cervical limitando muito sua vida e provocando dores intensas.Uma das providencias da oncologista foi encaminha-la para uma genicologista para providencias para colocação de um DIU. Em busca desse procedimento alguns exames foram solicitados como por exemplo o PAPA NICOLAU.  Apesar da eficiencia do Hospital Pérola, alguns transtornos acontecem nas vidas dos pacientes dada a demanda de atendimento, assim, consulta com a ginecologista ficou agendada em data reconhecidamente considerada longa embora o resultado dos exames estivessem disponiveis no posto de entrega e na internet num tempo menor. Essa dificuldade em agilizar os atendimentos levou meu filho a pedir a mãe que verificasse na internet, já que é comum os laboratórios fornecerem  login e senha, o referido resultado. Sem o conhecimento da paciente, mãe e filho verificaram que no resultado da colpocitologia oncológica tinha alguma coisa falando em  Lesão intra-epitelial de alto grau compreendendo neoplasias intra-epiteliais cervicais graus II e III. Como a consulta com a ginecologista estava sem previsão, meu filho me pediu que eu fosse ao Hospital Pérola tentar mostrar o resultado a Dra Sabrina, pois naturalmente surgiu uma preocupação a mais. Fui ao Hospital, a Dra. Sabrina não estava naquele dia lá, então remarquei a consulta que a minha nora tinha com ela de 06 de agosto para 30 de julho. Como ela se queixava de dores fortes, e se queixava de não está urinando, aproveitamos esta situação para sugerir leva-la ao PA do Hospital Pérola, assim teriámos oportunidade de informar  ao médico que lhe atendesse o resultado da colpocitologia.  Com a negativa dela, ficamos no aguardo da consulta com Dra. Sabrina, convivendo com uma dúvida, sobre o que a mais estava acontecendo com nossa querida paciente. Situação perfeitamente normal, meu filho entendeu que deveria informar a sua esposa esta novidade, apesar da nossa insistencia para que isso não acontecesse, mas ele falou, e ela como vem se comportando desde o inicio manteve a calma e a fé. Em nenhum momento tivemos o comportamento de médicos... apenas fomos tomados por preocupações. No dia da consulta com a Dra. Sabrina quem acompanhou minha nora foi a minha esposa, no incio da consulta minha nora informou porque a consulta foi antecipada, como por exemplo  a dificuldade de consulta com a genicologista e que a minha esposa havia pegado  o resultado na internet que acabou gerando na familia uma certa preocupação. A reação da Dra. Sbrina foi surprendente,  virando-se para minha esposa perguntou em tom arroganrte: "A senhora é médica ?"  e mais, se referiu mal às pessoas que pegam resultados na internet, e arrematando sua gosseria chamou minha esposa de "inxerida". Esqueceu a Dra. Sabrina que assim estava provocando constragimento a uma idosa, não a uma adolescente ou a uma conteporânea sua. Ao sair do consultorio encontrei minha esposa arrasada, chorando com o comportamento da Dra. Sabrina, o que até me surpreendeu, pois nos meus contatos com ela verifiquei que se tratava de uma médica religiosa, que mistura a medicina com principios positivistas da fé. "VOCÊ JÁ ESTÁ CURADA!, AMÉM?" "TUDO JÁ ESTÁ DANDO CERTO, AMÉM?" costuma a se expressr a referida Dra. Claro que tudo isso é importante, o efeito placebo encontra nas religiões aliadas importantes com suas sugestões para o cérebros dos fieis,  mas submeter de forma equivocada uma idosa à constrangimentos, nem baseada no velho testamento. Outro ponto importante: A Secretaria de Saúde de São Paulo, colocou na sua página na intenet com certo destaque: Pacientes do SUS agora podem tirar resultados de exames pela Internet
Acessar resultados de exames médicos pela Internet não é mais privilégio de clientes de planos de saúde ou particulares. Agora eles estão disponíveis também para os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) de São Paulo.
Desta forma a Dra. Sabrina deveria liderar uma campanha para que passe a ser proibida a consulta de resultados de exames na internet, em vez de ofender as pessoas. Deste modo, como cidadão não poderia deixar tudo isso passar em branco, sem pleitear  nada mais que fatos iguais não voltem a acontecer, cuidar do paciente e bem é obrigação dos médicos e isso a Dra. Sabrina fez, mas nas relações com pessoas pelo menos no nosso caso deixou a desejar.

Nenhum comentário: